Com mais de 100 anos de atividades, fundada em 21 de abril de 1909, a Sociedade Mineira de Agricultura tem sido, ao longo de sua história, uma das instituições da sociedade civil organizada que mais contribuem para o desenvolvimento econômico, social e político de Minas Gerais, sempre atuando em defesa dos interesses do mundo rural.

Este documento tem como objetivo funcionar como uma agenda de desenvolvimento da agropecuária mineira a ser elaborada com as principais universidades, centros de pesquisas e demais entidades envolvidas com o progresso dos negócios do campo. As propostas e sugestões que farão parte do documento, deverão ser pautadas por metas claras de curto, médio e longo prazo, indicação de recursos, benefícios, fundados em estudos objetivos e com a apresentação das estratégias de que irão garantir a sua execução.

A SMA foi decisiva na implantação da Escola de Engenharia, que anos mais tarde se vinculou à UFMG, e a centros de pesquisas como a Emater, a Ruralminas, entre outros.

A entidade tem foco na defesa dos interesses do homem do campo, de empresas do setor, da cadeia produtiva e de inovação (como universidades, destacando-se escolas de veterinária e agronomia), de empreendedores e centros de pesquisas, dialogando e formulando políticas públicas com o objetivo de reconhecer e desenvolver a agricultura e a agropecuária em Minas Gerais.

Sua principal meta é atuar como um grande fórum, que debaterá sugestões para as políticas públicas que apontarão os rumos da agropecuária no estado, de 2015 a 2050.

Gestão triênio 2014/2017

Diretores

José Marcos Soares de Souza
Presidente

Renato Campos Galuppo
1º Vice-Presidente

Lúcio Flavio Bayoneta
2º Vice-Presidente

Lindomar Antônio Lopes
3º Vice-Presidente

Antônio Tarcísio Rezende
1º Diretor Administrativo

Wilson Aguinaldo de Paiva 2– Diretor Administrativo

Carlos Antônio Ribeiro
1º Diretor Financeiro

Alexandre de Paula Barrêtto
2º Diretor Financeiro

Conselho Fiscal

Efetivos
José Alfredo de Alencar Barrêtto
Leonardo Alves Lamounier
Paulo Emílio dos Santos

Suplentes
Ernani Jaques Durães
Paulo Eduardo Barata
Vilma Canabrava Bayoneta