A A
Economia
Postado em 11/10/2018 - 18:00

Produtores de Minas Gerais são selecionados para a etapa final do Concurso NossoCafé 2018

Entre os vinte finalistas da segunda edição do Concurso NossoCafé, dezesseis são de Minas Gerais, com representantes das principais regiões cafeeiras do estado e um crescimento expressivo de inscritos das Matas de Minas. Os outros quatro selecionados são do Paraná. A competição promovida pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas, tem o objetivo de estimular o cultivo de grãos de alta qualidade e reconhecer os melhores cafeicultores do País.

"O mercado de cafés especiais tem crescido a uma taxa de, aproximadamente, 20% ao ano nos últimos anos e deve atingir a marca de 1 milhão de sacas ou 5,1% do consumo nacional até 2021. É neste momento de transformação que a Yara promove o Concurso NossoCafé e traz o conceito 'O mundo pede um novo café', apoiando a produção e valorização adequada do café especial", afirma João Moraes, gerente global de café da Yara.

A primeira etapa do concurso contou com mais de 100 amostras da espécie Coffea arabica, originárias das grandes regiões produtoras de café do País com seis estados participantes: BA, MG, RJ, ES, SP e PR. Elas foram avaliadas por provadores licenciados e qualificados quanto à fragrância e ao sabor da bebida em duas categorias: Café Natural ou Café Descascado, Despolpado ou Desmucilado. "Esta edição superou as inscrições de 2017 com o engajamento de produtores de todo o Brasil. A mudança do hábito de consumo faz com que os cafeicultores invistam cada vez mais em uma nutrição equilibrada com macro e micronutrientes, fundamental para a alta qualidade dos grãos e aumento da produtividade", diz Thiago Reis, especialista agronômico da Yara.

Na segunda fase do concurso, os vinte finalistas devem apresentar nova amostra que será avaliada com base na metodologia da Specialty Coffee Association. Serão considerados atributos como aroma, sabor, acidez, corpo, equilíbrio, uniformidade e doçura. A pontuação final dos inscritos será composta pela soma dos valores alcançados por cada item.

Os vencedores serão anunciados em 8 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG). O primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote adquirido pela Yara por um valor de R$1.500,00 a saca beneficiada de 60kg e a marca de sua propriedade estampada nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela Yara. Os vencedores e seus assistentes técnicos de campo, indicados no momento da inscrição conforme regulamento, também ganharão uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2019, em Boston (EUA), com todas as despesas pagas.

Fonte: SISTEMA FAEMG